sábado, 29 de novembro de 2008

Corrida para agir contra o aquecimento Global


A última palestra do Projeto Sustentabilidade: A Força do ES que aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), no auditório da Rede Gazeta, discutiu sobre como chegar ao desenvolvimento sustentável. O palestrante, o ex-Deputado Federal Fábio Feldmann, disse que é preciso agir rápido para conter as conseqüências trágicas do aquecimento global e se adaptar às mudanças que vão ocorrer. Ao mesmo tempo, ele destacou a maior consciência da sociedade com relação à temática.


Feldmann fez um balanço da evolução da consciência ambiental no Brasil e no mundo, citando as várias conferências e acordos mundiais sobre o tema. “Duas décadas atrás, o Brasil confundia desenvolvimento com crescimento econômico. Hoje não se aceita mais o crescimento a qualquer custo”, diz.

“O desafio que nós temos é mudar radicalmente o mundo que a gente vive”, diz Feldmann. Ele destaca principalmente a importância do consumidor nesse processo, com os critérios na hora da compra. “Quando se escolhe um produto certificado ambientalmente, não se faz a escolha pelo produto, mas pelo que ele representa”, defende.

Feldmann também comentou sobre as enchentes que atingiram Santa Catarina nos últimos dias. Ele não associou o caso ao aquecimento global, mas disse que é uma amostra do que pode acontecer como conseqüência do fenômeno. Ele concluiu a palestra com uma mensagem de otimismo. “Nós estamos num momento de reflexão, em que há condição de mudar e construir uma sociedade diferente”.

Nenhum comentário: